Outubro Rosa Ilumina as mulheres
para a prevenção do Câncer de Mama.

 

 

 

Durante os próximos 30 dias, Santos e outras cidades do mundo estarão iluminadas de rosa. Tudo por conta do movimento Outubro Rosa, que visa chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

 

 
História
A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e tem como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.

Prevenção

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Situação atual

As mulheres a partir de 50 anos concentram 59% do número de casos da doença, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e é considerada a primeira causa de mortalidade feminina por neoplasias. A taxa de incidência é de 67 por 100 mil mulheres e a de mortalidade de 22,9 por 100 mil, o que significa a ocorrência, em média, de cerca de 600 casos novos e 200 óbitos por ano no país.  

 

Conscientização

No dia 19, o Neo Mama organizará uma palestra sobre o câncer de mama, na Associação Médica de Santos. O evento será às 14 horas e contará com a participação de um mastologista, um oncologista clínico e um radioterapeuta. As inscrições são gratuitas e podem ser feitos no próprio Instituto ou por meio do telefone 3223-5588.

Fonte: atribuna.com.br e expressomt.com.br

Atenciosamente,
EQUIPE ASPPE

BusinessName Newsletter