Nossos ProjetosFique por dentro de todos os projetos elaborados pela instituição.

Ação Social

SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL
A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA E/OU TRABALHO INFANTIL

Projeto que visa acabar com a situação de rua e o trabalho infantil.
Baseia-se no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Apoio às Casas

Onde os jovens receberam preparação e capacitação para atuar em sua região no apoio às áreas de saúde, cidadania, esporte, cultura, justiça, turismo e meio ambiente, de conformidade com o deliberado pela Secretaria de Estado da Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social e ainda do aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Centro de defesa

Este projeto teve como objetivo fornecer ao jovem voz e escuta, e mostrar para a sociedade que o jovem é capaz de ensinar e ser ensinado.
Baseia-se no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Programa Sentinela

Construção de capacidades junto a profissionais da área da assistência social, que atuam com crianças e adolescentes, frente às questões relacionadas à necessidade de acolhimento de crianças e adolescentes.

Pequeno Cidadão

Promover ações para reduzir a vulnerabilidade, a gravidez indesejada, a prostituição infanto juvenil, a drogadição, a violência e as DST/Aids, através de referenciais lúdicos e pedagógicos que estimulassem o acesso à Cultura e a auto-estima das crianças e adolescentes em situação de risco “bio-psico-social”. Discutir a particularidade da Prevenção e Assistência em DST/Aids com os jovens, familiares, vínculos afetivos, profissionais e educadores das Instituições Públicas e Privas que desenvolvem atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco “bio-psico-social”, conjugando a amplitude da cidadania.

PAIR

É uma metodologia de articulação e fortalecimento de redes de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Sua finalidade é a criação e/ou o fortalecimento das redes locais por meio da implantação de ações integradas, possibilitando a articulação e a integração dos serviços, associada à participação social na construção dos processos. O PAIR tem como principais objetivos integrar políticas e desenvolver metodologias adequadas que possam ser disseminadas e replicadas. Fruto de uma parceria firmada em outubro de 2002, o PAIR surgiu a partir de uma iniciativa conjunta do Governo Brasileiro e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que trouxe como parceiros técnicos a Partners of the Americas e a Organização Internacional do Trabalho.

Trabalhadoras do Sexo

Projeto de intervenção educativa junto às Trabalhadoras do Sexo, nas áreas do Centro Histórico de Santos, onde existe uma maior concentração de Trabalhadoras do Sexo. O projeto visava a prevenção às DST/Aids, melhoria da qualidade de vida, prevenção ao uso e abuso de drogas, reflexão sobre cidadania e Direitos Humanos, além da facilitação ao acesso ao preservativo.

Educador Juvenil

Este projeto teve como objetivo fornecer ao jovem voz e escuta, e mostrar para a sociedade que o jovem é capaz de ensinar e ser ensinado. Baseia-se no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Pérolas / COSTARTE

Idealizado com o objetivo de capacitar 25 pessoas em situação de vulnerabilidade social para o trabalho cooperado. Este projeto aparece como a possibilidade de transformar o sofrimento destas famílias em fortalecimento para descobrir e desenvolver potencialidades que possam modificar esta situação e melhorar a qualidade de vida das 25 pessoas selecionadas e suas famílias. Acesse aqui o site da Cooperativa

Turismo Sustentável e Infância

Projeto de Inclusão Social com Capacitação Profissional para grupo de 150 jovens, de 16 a 24 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social em Cubatão, Praia Grande e Mongaguá. Realizado pela ASPPE em parceria com o Ministério do Turismo, representantes de Prefeituras e Secretarias locais, os módulos profissionalizantes foram vinculados à necessidade indicada pelos diversos segmentos do turismo local, a saber: Recepção de hotéis, colônias de ferias, pousadas e Monitor de turismo receptivo (Praia Grande) e Monitor de Turismo receptivo e Garçom e Garçonete (Cubatão e Mongaguá). Além disso, os participantes tiveram acompanhamento psicossocial e apoio de ações para inserção no mercado de trabalho dos jovens que concluíram o curso.
Confira a cartilha com tudo sobre o projeto

"SE LIGA NESSA..."

Preocupada com o tema e atuando ativamente no enfrentamento da problemática na cidade de Santos e outras cidades da Região, a ASPPE planejou uma série de revistas especialmente construídas para atingir crianças e adolescentes com temas de difícil abordagem. A proposta é que o conteúdo seja utilizado com orientação de professores, educadores, monitores etc. É sempre importante que os temas sejam discutidos de forma ampla e complementados com a leitura das revistas. A ASPPE oferece juntamente com as revistas capacitações para o desenvolvimento de atividades monitoradas.
Clique aqui e tenha acesso a revista.

Semear

Desenvolver ações de prevenção ao HIV/Aids e outras DST a uma população extremamente vulnerável à infecção: crianças e adolescentes em risco e situação de exploração sexual comercial.

Encontro de Políticas Públicas

Com a ousada proposta de integrar discussões no âmbito da Saúde, Educação, Defesa de Direitos e do Amparo Social, e partilhar idéias criativas e soluções para as principais temáticas ligadas as crianças e adolescentes afetados pela epidemia bem como às pessoas que lhes prestam cuidados, congregamos os Estados da Região Sudeste em dois dias de agradável partilha de conhecimentos.
Confira aqui o site do evento.

DIREITO GARANTIDO

Projeto que visou fortalecer e garantir as ações de promoção e defesa dos direitos humanos relacionados à epidemia de HIV/AIDS e das pessoas vivendo com HIV/AIDS na cidade de Santos/São Paulo.
Acesse o site do evento

ACESSUAS

Projeto com o objetivo de promover a integração das pessoas em vulnerabilidade social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas e mobilização social.
Acesse o site do Projeto
Veja o Folder Informativo

“AÇÃO EM REDE

Sensibilizar os presentes para o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Fique conectado com a gente!