SUAS | Sistema Único de Assistência Social

 

Sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.

Você sabia que a Constituição de 1988 estabeleceu como tripé da seguridade social a saúde, assistência social e a previdência social.

A saúde é um direito universal, ou seja, um direito de todos, a previdência um direito para aqueles que contribuem (hoje qualquer pessoa pode contribuir para garantir uma renda na sua velhice, ou em caso de doença, acidente, reclusão ou maternidade).
Já a assistência social, entendida durante muitos anos como benemerência, favor ou caridade, passa a ser uma política publica reconhecida como direito.
Para garantir esta política foram formadas as secretarias municipais, estaduais e nacional de assistência social, responsáveis pela implantação do SUAS ( sistema único da assistência social)

O SUAS é organizado a partir do município com padrões nacionais para equiparar a politica nos diferentes estados federados em consonância com o sistema de controle social, representado através dos Conselhos Municipais, Estaduais e nacional de assistência social ( CMAS).

Mas como a população pode acessar esses direitos?
A porta de entrada para este sistema é o CRAS ( Centro de Referência em assistência social) que devem ser implantadas em territórios definidos. No CRAS os diferentes técnicos da assistência social ( assistentes sociais, psicólogos, advogados, educadores e técnicos administrativos) vão atuar para garantir acesso a benefícios sociais tais como bolsa família, renda cidadã, beneficio assistencial, ao idoso e deficiente carente etc. O CRAS trabalha com as famílias e as pessoas em seu território de moradia, tentando prevenir situações de violência, discriminação, problemas familiares, que possam ocorrer em função do momento  ou da fase da vida que as famílias estejam vivendo.  

O seu principal serviço é o trabalho social com as famílias através do Programa de Atendimento Integral à Família – PAIF, que deve acontecer em conjunto com a rede de serviços da Proteção Social Básica, esses serviços são: os Centros Comunitários, Centros de Convivência do Idoso e Centros da Juventude (serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, que garantam as crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias, vivências que oportunizem o desenvolvimento de suas potencialidades como espaços para brincar, oficinas artísticas, culturais e esportivas, passeios e encontros culturais e troca de saberes). O CRAS ainda é responsável pelos programas de transferência de renda do governo federal, estadual e municipal como o Programa Bolsa Família, Programa Renda Cidadã, Programa Nossa Família, BPC para o idoso e pessoa portadora de deficiência, Programa Ação Jovem e Programa de Valorização do Jovem, que garantem o repasse de um valor mensal para auxiliar a família no enfrentamento das suas dificuldades.

Na cidade de Santos existem 9 CRAS que você pode procurar ou encaminhar casos identificados na comunidade.

Funcionamento: DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, SEMPRE DAS 8 ÀS 17 HORAS.

- CRAS Centro
R.: Amador Bueno, 201
Tel.: (13)32235473; (13) 32217296; (13) 32217341

- CRAS Caruara
R.: Tamoio, 265
Tel. : (13) 32681405

-CRAS Radio Clube
Caminho São Sebastião, 16 casa 2
Tel.: (13) 32912655

-CRAS Caneleira
Av.: Nossa Senhora de Fátima, 456
Tel.: (13) 32916279

-CRAS Alemoa
Marginal Anchieta, 218
Tel.: (13) 32035258

-CRAS São Manuel
R. : Cel. Feliciano Narciso Bicudo, 695
Tel.: (13) 32995613

-CRAS Morro São Bento
Av.: Nossa Senhora de Assunção, s/n
Tel.: (13) 32228098

-CRAS Morro Nova Cintra
Av. Santista, 655
Tel.: (13) 32587348

-CRAS Bom Retiro
R.: Alderico Monteiro Soares, 46
Tel.: (13) 32032116

Importante: Estes serviços estão sendo instalados em todos os municípios do Brasil, informem-se quantos CRAS existem na sua cidade e participe dos Conselhos de assistência social.

 

Referências: http://www.santos.sp.gov.br; www.mds.gov.br

Atenciosamente,
EQUIPE ASPPE  

R. Paraguaçu, 42 - Boqueirão | Tel.: (13) 3224-3947

BusinessName Newsletter